quinta-feira, 8 de março de 2012

PGDAS-D e bloqueio de campos da NF-e! Semana péssima para os Contadores e contribuintes do Brasil!

Artigo de Elinton Marçal *
Na era da desgovernança tecnológica a classe contábil, as empresas de sistemas contábeis e contribuintes brasileiros estão amargando grandes prejuízos devido ao amadorismo dos sistemas criados pelo Governo.

Em plena época de apuração de impostos, pagamento de folha e Rais, o Governo entrou em campo novamente para atrapalhar:

Segunda-feira, dia 5 de março, é lançado o PGDAS-D, um programa web, sem integração com os sistemas dos contribuintes, extremamente lento e com erros na emissão do código de barras.

Será que a equipe que desenvolve estes sistemas para o Governo não sabe que as empresas contábeis e as empresas contribuintes já possuem os seus sistemas e que digitar informações repetitivas em site é coisa do passado?!

Comitê Gestor do Simples Nacional, ACORDA! Nós precisamos é de integração de dados, não podemos ficar lançando milhares de informações no seu site, senão nosso administrativo fica caro, burocracia digital é um dos itens que encarecem os nossos produtos. Como vamos competir com os chineses com sistemas tão ultrapassados?

Quarta-feira, dia 7 de março, o portal NF-e bloqueia campos importantes da NF-e, uma atitude que está prejudicando a própria apuração de impostos em todo Brasil. No dia-a-dia das empresas contábeis era muito comum importar os dados das notas fiscais de entradas e saídas do site do Ministério da Fazenda, principalmente as notas de entrada, apesar da inconveniência do código de imagem, mesmo assim era produtivo.

Portal da NF-e! Por favor, é tão simples, faz o seguinte: cria um sistema simples de download, onde o Contador informa o CNPJ e período desejado e o sistema baixa os xmls de entradas e saídas do período.

Precisamos de prazos bem escolhidos para podermos testar os sistemas, precisamos de mais integrações, sistemas bem elaborados e sem repetições de informações, enfim, precisamos de organização.

Não dá mais, a classe contábil e o contribuinte precisam ser respeitados, precisamos de uma comissão de tecnologias contábeis para nos defender destes abusos do Governo, desta desgovernança tecnológica.

E que fique claro, esta não é uma crítica ao atual Governo, pois sempre foi assim, mas está mais do que na hora de mudar!

* Elinton Oliveira Marçal é diretor de tecnologia e marketing da SCI Sistemas Contábeis

Um comentário:

  1. Simplesmente é uma vergonha. O governo diz que a nf-e, sped e etc,iria melhor a vida das empresas. Mas melhorou a deles e lascou as empresas e o coitado dos contadores nem se fala. Estou lançando manual a dias. Com um monte de coisas atrasadas, e se eu perder cliente vou abrir uma ação contra o governo, para aprender a respeitar o contribuinte e os contadores.

    ResponderExcluir