domingo, 17 de março de 2013

Escolinha de futebol do Corinthians apoiada pela SCI é destaque no UOL

Escolinha de futebol do Corinthians em São Paulo apoiada pela SCI é destaque em matéria realizada pelo site UOL. 

http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/03/01/franquias-de-escolinhas-de-futebol-de-grandes-times-tem-investimento-inicial-a-partir-de-r-14-mil.htm 

Ter uma escolinha do Corinthians, Santos, Fluminense ou de outros grandes times pode ser uma oportunidade para atrair alunos. Por meio de franquias, os clubes oferecem o uso de sua marca e o modelo de negócio por um custo de R$ 14 mil a R$ 40 mil. 
A infraestrutura exigida, no entanto, é grande, e o valor investido nela fica à parte da negociação com os times. Os campos para a prática do esporte podem ser de grama natural, grama sintética ou outro tipo, como areia ou quadra de futsal. O metro quadrado de grama sintética, a mais utilizada, custa entre R$ 70 e R$ 110.  Assim, um campo society com 1.400 metros quadrados pode custar a partir de R$ 98 mil.

Sem considerar o gasto com o imóvel, o investimento inicial (custos de instalação + taxa de franquia + capital de giro) para uma franquia da Estrelas do Futuro, escolinha de futebol do Botafogo, é de aproximadamente R$ 14 mil; da Meninos da Vila, do Santos, é de R$ 25 mil; da Guerreirinhos, do Fluminense, e da Chute Inicial, do Corinthians, é de R$ 30 mil; e da Escola de Futebol da Ponte Preta é de R$ 40 mil.
Proximidade com o grande time é ferramenta de marketing

Murilo Hasselman, responsável pela franquia Estrelas do Futuro, escola oficial de futebol do Botafogo, diz que, entre outras vantagens, o franqueado e seus alunos têm acesso aos treinos do time profissional, pode participar de torneios, amistosos e jogos-treinos com os times formados pelos juniores, fazer testes direto na base, entrar com o mascote nos jogos do Botafogo e fazer visitas aos estádios General Severiano e Engenhão. 

Para Marcos Nascimento, diretor da Cia de Franchising, consultoria especializada em formatação e expansão de franquias, benefícios como esses podem ser usados como ferramenta de marketing na atração de alunos, embora o empreendedor saiba que nem todos os alunos têm potencial para serem jogadores profissionais no futuro.

Um cuidado importante, ele ressalta, é com a concorrência e o público-alvo, já que o curso de futebol é considerado um gasto supérfluo para as famílias e os estudantes podem facilmente substituir as aulas da escolinha pelo uso de quadras comunitárias e até pelas aulas de educação física da escola regular.

"O candidato a franqueado deve avaliar a metodologia técnica e pedagógica, que são diferenciais na atração e retenção de alunos, além do conhecimento que lhe será transmitido pela franqueadora", afirma Nascimento.

Time do coração nem sempre oferece o melhor negócio
O especialista recomenda deixar a emoção de lado na hora de analisar as marcas e optar pela melhor oportunidade de negócio em vez de escolher o time do coração. "O empreendedor tem que deixar a emoção de lado. Todos os times têm tradição na formação de grandes talentos para o futebol, mas uma escola pode ter diferenciais em relação às outras", diz.

Os times não restringem às franquias apenas ao Estado a que pertencem, assim, é possível abrir um franquia de um time carioca em São Paulo, por exemplo. Segundo Nascimento, isso não prejudica o marketing da franquia. "Se naquela localidade tiver público que queira aprender futebol, eles vão se matricular", afirma.

Fonte: UOL Economia

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