segunda-feira, 2 de setembro de 2013

SCI nos 90 anos do Sicontiba

O Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região Metropolitana (Sicontiba) foi homenageado no dia 19 de agosto na Assembleia Legislativa pelos seus 90 anos. A iniciativa em homenagear o sindicato partiu do deputado Stephanes Junior (PMDB). O Sicontiba foi pioneiro no sindicalismo brasileiro ao assinar com a FIEP o primeiro acordo coletivo de trabalho do país. Até hoje é o único sindicato que tem representante no Conselho de Contribuintes do Município.
O presidente do sicontiba, Narciso Doro Junior discursou sobre a origem do sindicato lembrando a importância de todos os diretores, ex-diretores, ex-presidentes, que protagonizaram a história da entidade. “Foram eles que iniciaram essa história, onde o sindicalista era sinônimo de anarquista, mas hoje os sindicatos representam um braço forte da classe trabalhadora e da sociedade.
diretores da SCI Curitiba, Rafael Costa e Bruno Sartori com o presidente do Sicontiba, Narciso Doro
Narciso comentou que nesses 90 anos de história o sindicato defende a liberdade do exercício da profissão contábil, cuidando das contas com transparência financeira e que o dever do sindicato não se resume a ficar submetido às obrigações burocráticas ou a serviço do fisco.

Foram homenageados com uma placa condecorativa os ex-presidentes, Gedião Tulio, Adão Loureiro, Altevir Burbello, Irineu Zanuzzo, Divanzir Chiminacio e o atual presidente Narciso Doro Junior.
Stephanes Junior, falou do trabalho desempenhado pela classe contábil. “Ela nos ajuda a agir dentro da lei e contribui de forma significativa com os empresários porque, ao organizar as finanças das empresas, permite que elas tenham lucro e gerem empregos. Todos os segmentos administrativos, jurídicos e produtivos precisam, em algum momento, do auxílio de um contabilista ou de um contador”.

Participaram da solenidade as lideranças da classe contábil, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR), Lucélia Lecheta e o presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná, Moacir Carlos Baggio.
presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta
Também estiveram presentes o presidente da Junta Comercial do Paraná, Ardisson Akel; o vereador, Hélio Wirbiski (PPS); o secretário de Estado da Fazenda, deputado federal Luiz Carlos Hauly que representou o governador do Estado, Beto Richa; representando o Sescap-PR, Expedito Barbosa Martins; representando o Conselho Federal de Contabilidade, Luiz Carlos de Souza e, o vice-presidente do Sicontiba, Hugo Catossi.

Histórico:

Com a função de representar contadores e técnicos em contabilidade perante autoridades administrativas e judiciárias de Curitiba e Região Metropolitana, defendendo seus direitos e interesses gerais e podendo, inclusive, propor ações judiciais em qualquer instância ou tribunal, bem como impetrar mandados de segurança para a defesa dos interesses da categoria, a instituição foi criada em agosto de 1923, com a designação de Grêmio dos Guarda-Livros do Paraná. A primeira reunião foi realizada nas dependências do antigo Britânia Esporte Clube.
Como o nome não foi do agrado geral dos associados, foi mudado ainda em dezembro do mesmo ano para União dos Guarda-Livros do Paraná. Seu primeiro presidente foi José Nogueira dos Santos. Em 1931, no governo de Getúlio Vargas, foi criada a primeira legislação sindical do país, bem como os primeiros sindicatos propriamente ditos, e os contabilistas se enquadraram nas novas normas, agora sob o comando de Avelino Lopes.

Em 1942 passou a se chamar Sindicato dos Contabilistas do Paraná, ganhando representações em todo o interior. A denominação atual ocorreu em 1986. Há poucos registros sobre suas atividades nos períodos de 1932 e 1936, entre 1939 e 1951 e entre 1954 e 1968. A sede própria só se concretizou em 25 de abril de 1989, durante a gestão de Gilberto Nassif. Na administração de Irineu Zanuzzo foi adquirida a chácara que se transformou em clube e que é hoje a sede campestre do Sicontiba.

Uma das principais bandeiras do sindicato tem sido a defesa do exercício da profissão contábil sem burocracias, dentro de uma linha evolutiva. Isso o leva a protestar contra a lentidão da máquina pública e a lutar pela ampliação dos prazos das obrigações acessórias. Um dos projetos para desburocratizar a abertura de empresas no Brasil foi lançado pelo Sicontiba, o “CNPJ online”. A proposta foi entregue ao Governo Federal. Transformada em projeto de lei, seguiu para o Congresso, onde foi aprovada por unanimidade. Apesar disso, tem sido implantada apenas para os empreendedores individual.

Fonte: Sicontiba e Contabilidade na TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário