segunda-feira, 1 de setembro de 2014

I Congresso do Sul de Minas

Aconteceu nos dias 28 e 29 de agosto de 2014 no teatro Marista em Varginha MG o I Congresso de Contabilidade do Sul de Minas com o tema principal "O Sped e a evolução digital".
Na foto acima Janilton Marcel de Paiva - presidente do Sindcont Sindicato dos Contabilistas de Varginha MG, Marco Aurelio Almeida - presidente do CRCMG, Elinton Marçal - diretor de tecnologia e marketing da SCI, Rogério Noé - presidente da Fecon MG, Vérdi Lúcio Melo - vice-prefeito de Varginha MG e Júlio Koerich - diretor da SCI Minas.
Na foto acima a palavra do vice-prefeito de Varinha MG, Vérdi Lúcio Melo, na cerimônia de abertura do I Congresso dos Contabilistas do Sul de Minas, que contou com a participação de 300 empresários e profissionais contábeis de todo sul de Minas Gerais.
Na foto acima o empresário contábil diretor da Matur - diretor do CRCMG e palestraste Mário Mateus, mestre de cerimônia - Alessandra Espanha, diretores da SCI - Elinton Marçal e Júlio Koerich.
Mário Mateus palestrou sobre marketing na contabilidade com uma apresentação bem diferente com muita informação, fotos com os espectadores, com a distribuição de brindes e muita interatividade com o público.









Eliseu Martins também palestrou. Eliseu foi um dos principais representantes no país da escola americana de contabilidade, responsável também pela reformulação do currículo do curso de Ciências Contábeis no Brasil durante a década de 1980, em que defendeu a inclusão de disciplinas humanísticas na formação do contador. Compõe a atual diretoria da Comissão de Valores Mobiliários.

Graduado em Contadoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo, apresentou, em 1972, a sua tese de doutoramento, Contribuição à evolução do ativo inatingível, tendo por orientador o professor Sérgio de Iudicibus. Em 1979 publicou a sua tese de livre-docência, intitulada Aspectos do lucro e da alavancagem financeira no Brasil.

Em 1983 publicou trabalho conjunto com Hilário Franco e outros professores durante o "II Congresso Interamericano de Educadores da Área Contábil", denominado Currículo Básico do Contador - orientação técnica versus orientação humanística, em que propôs a inclusão no currículo do curso de disciplinas humanísticas, como complemento à valorização da formação eminentemente técnica. Pouco tempo depois, em 1985, integrou o grupo de estudos instituído pelo Conselho Federal de Contabilidade, responsável por elaborar novo currículo para o curso de Ciências Contábeis, como forma de refletir a opinião da sociedade a respeito da profissão de contador .

Foi diretor da Comissão de Valores Mobiliários, autarquia do Ministério da Fazenda do Brasil, no período entre 1985 e 1988. Também atuou como diretor do Banco Central do Brasil e foi representante deste país junto à Organização das Nações Unidas para assuntos de contabilidade e divulgação de informações .

Atualmente, exerce o cargo de professor titular do departamento de contabilidade e atuária da faculdade de economia, administração e contabilidade da universidade de São Paulo. Em 2008 voltou a ser indicado para compor a diretoria da comissão de valores mobiliários. Também atua como parecerista, consultor e palestrante da área contábil, integrando conselhos administrativos e fiscais de empresas públicas e privadas.
Na foto acima os diretores da SCI, Marçal e Koerich presentearam o presidente do Sindcont Varginha - Janilton Marcel de Paiva com uma camisa esportiva da SCI. 










Mais um talento mineiro ícone no Brasil em palestras em eventos contábeis participou do I Congresso dos Contabilistas do Sul de Minas, Roberto Dias Duarte, que foi agraciado com uma camisa esportiva da SCI.
Na foto acima o diretor de tecnologia e marketing da SCI - Elinton Marçal, do Contabilidade na TV - Anderson Cardozo, consultor da Ipecont - Matheus Trolesi e equipe da Ipecont.

Nenhum comentário:

Postar um comentário